segunda-feira, 12 de maio de 2008

Quais são as regras do airsoft recreativo?

Embora o Airsoft compreenda regras adaptáveis (mediante o cenário, o número de jogadores ou a vontade de jogar um determinado tipo de jogo), existe um conjunto de regras uniformizadas e que remetem sempre para a segurança mínima de prática. São uma espécie de convenção criada pelos jogadores ao longo dos tempos, e pelas quais actualmente os jogos se regem, raramente havendo excepções. As regras, entre outras mais específicas, são:
  • O uso de óculos de protecção é obrigatório. O jogador poderá optar também por usar máscara completa ou outro tipo de protecção facial, mas os óculos são vitais. O limite energético imposto por lei foi medicamente escolhido como sendo a potência máxima antes de existir penetração de projécteis esféricos na pele, contudo, é preciso redobrar as atenções aos tecidos moles, como é o caso dos olhos.
  • Não disparar a menos de 5 metros. O jogador em vantagem deverá gritar ordem de rendição e esta terá de ser obedecida pelo adversário.
  • Armas automáticas não devem ter mais que 350 FPS de velocidade à saída do cano. Embora o limite legal seja 370 FPS, a maior parte dos organizadores de jogo limitam a admissão das armas automáticas mediante a sua energia.
  • Na zonas seguras (safe-zone) não são disparadas armas, permitindo aos jogadores descansarem e baixarem as protecções.

Sem comentários: