sexta-feira, 23 de maio de 2008

A revelação II

Neste primeiro passo um agente químico, o revelador, torna visível a imagem latente que se encontra no negativo. Aquelas zonas do negativo que receberam luz reagirão com o revelador, escurecendo. No mercado existem muitos reveladores para película, sendo alguns dos mais utilizados os Kodak T-Max, especialmente recomendado para películas Kodak e o Rodinal, da Agfa.
 
Em primeiro lugar devemos diluir o revelador concentrado com água, utilizando as proporções indicadas pelo fabricante. É importante que a solução de trabalho obtida esteja à temperatura indicada nas tabelas do fabricante, já que desta temperatura dependerá o tempo que levara a reacção química a produzir-se. 
 
Uma vez obtida a solução de trabalho, introduzi-la-emos no tanque, submergindo assim a nossa película o revelador diluído. A película deverá permanecer submergida no revelador o tempo indicado pelo fabricante (este tempo é diferente para diferentes tipos de película, diferentes diluições e diferentes temperaturas). Além disso, devemos agitar o tanque em intervalos de tempo indicados pelo fabricante - normalmente, um minuto de agitação continua ao introduzir o revelador e cinco segundos cada meio minuto até terminar o período de revelação.
É muito importante que sigamos correctamente todas as indicações (diluição, temperatura, tempo e agitação) do fabricante do revelador, já que só assim obteremos um resultado óptimo nos nossos negativos. Qualquer erro no processo de revelação da película é irrecuperável. 
Uma terminada a revelação da película, tiraremos o revelador utilizado.

Sem comentários: