terça-feira, 20 de maio de 2008

O desafio do desenvolvimento social

Não devemos ficar na dependência das palavras e dos documentos oficiais quando analisamos a situação de cada uma das nossas organizações e de cada um dos nossos agrupamentos de modo a podermos compreender o papel que desempenhamos, concretamente, nos nossos espaços de localização. 
 
A realização de acções concretas em termos de desenvolvimento desenvolve-se, em primeiro lugar, na vida de todos os dias. 
 
Para o escutismo, o desenvolvimento local é um verdadeiro desafio que implica um comprometimento nas comunidades locais por intermédio dos órgãos da sociedade civil e do diálogo com as autoridades. Este desafio necessita igualmente de ferramentas de boa governação, com as quais o escutismo prepara os seus membros. 
Enquanto movimento de juventude, o escutismo pode trazer uma esperança aos adolescentes que conhecem já a frustração. Enquanto movimento educativo, pode oferecer esta coisa pequena que eles não vão encontrar noutro sítio. Enquanto organização não governamental, o escutismo oferece um espaço de expressão social e de criatividade. Finalmente, enquanto actor da sociedade civil, o escutismo transmite os elementos fundamentais que os ajudará a tornarem-se os homens e mulheres que têm os olhos abertos, um coração caloroso e mãos capazes de utilizar as ferramentas que construirão um mundo melhor.

Sem comentários: