segunda-feira, 26 de maio de 2008

O que é o airsoft?

O airsoft é uma actividade desportiva, em que duas ou mais equipas de um número determinado de jogadores, através da simulação de um campo de batalha, num terreno de jogo concreto, desenvolvem actividades derivadas da estratégia e da táctica de grupo, com o fim de eliminar da partida a equipa ou equipas adversárias. Jogar ao airsoft é simular grupos rivais, que se enfrentam por objectivos parciais, um objectivo final que é a vitória. 
Esta actividade lúdico-desportiva, tem o atractivo de provocar sensações próprias dos desportos de aventura, donde somente as normas de segurança e organização dos jogos, são as que ficam estabelecidas com carácter obrigatório, o resto, fica nas mãos dos próprios jogadores, os quais com o seu interesse, experiência e capacidades, fazem de um jogo, uma aventura. 
No airsoft simula-se um campo de batalha, ou se simula uma zona de combate e os jogadores das equipas, equipados com medidas de protecção adequadas, usam para tal fim, umas armas que disparam bolinhas de pvc de 6mm de diâmetro e com uns 0,20 gramas de peso, com uma força inferior a 1,3 Joules. Estes materiais são inócuos e não produzem lesões, nem manchas, nem marcas como sucede com os marcadores de paintball, que disparam bolas de tinta com uma força que excede os 7 Joules. 
As armas de airsoft, são réplicas fiéis das armas reais, assim como toda a amalgama de complementos e materiais que se usam para a sua prática, que tem todo o aspecto de reais, o que dá maior realismo e facilita ao jogador, a adopção de um papel determinado. Dependendo do tipo de jogo que se proponha, os jogadores, adoptam um tipo determinado de vestuário e uns complementos concretos, o qual proporciona versatilidade e dinamismo ao jogo. 
Dado que pode propor-se um jogo num terreno árido, pelo qual, os jogadores, além dos óculos de protecção ocular, que são o único requisito indispensável e obrigatório, podem usar uniformes de cor árida, redes de camuflagem desértica, etc., ou então, podia propor-se um jogo num ambiente urbano, com o que os jogadores, podem adoptar o vestuário e equipamento de unidades policiais, ou de materiais próprios do combate urbano e sempre dentro do objectivo da simulação, porque em nenhum caso, nado do usado, salvo a aparência, pode considerar-se real.

Sem comentários: