sábado, 17 de maio de 2008

Escolhendo os outros periféricos II

Processador

Nem sempre a instalação de um processador mais moderno torna o microcomputador mais rápido. Muitas vezes, aumentar a quantidade de memória ou trocar o disco rígido faz mais efeito. Como sempre, depende da aplicação.  
Caso o microcomputador se destine principalmente a jogos, então vale à pena investir num processador topo de linha, como um Core 2 Duo. Caso o microcomputador de destine ao processamento de imagens ou edição, um processador topo de linha irá ajudar, mas apenas se o microcomputador possuir bastante memória RAM. Se o dinheiro estiver curto, é preferível comprar um processador médio, como um Dual Core e investir em mais memória. 
 
Finalmente, caso o microcomputador se destine a aplicações leves, então o ideal será adquirir um processador mais simples e investir a economia em um pouco mais de memória, um disco rígido melhor, ou numa placa mãe de melhor qualidade.

Disco Rígido

 
O desempenho do disco rígido determina a velocidade em que serão abertos programas e arquivos. Um disco rígido rápido, também ajuda caso o microcomputador tenha pouca memória. Mesmo com um processador topo de gama e muita memória, tudo ficará lento caso o disco rígido não acompanhe.
Quase sempre, os discos rígidos de maior capacidade são mais rápidos, mas como sempre existem excepções. Procure saber o tempo de acesso, a velocidade de rotação e a densidade do disco. 
 
O tempo de acesso do disco varia geralmente entre 8 e 12 milissegundos, dependendo do disco rígido. O tempo de acesso determina quanto tempo a cabeça de leitura demorará para achar o dado a ser lido. Um valor mais baixo corresponde a um melhor desempenho.
A velocidade de rotação é medida em RPM's, ou rotações por minuto. Quanto mais rápido o disco girar, mais rápido um dado será encontrado. A densidade, ou quantos dados caberão em cada disco também determina o desempenho, pois como os dados estarão mais próximos, serão localizados mais rapidamente. Saberá a densidade dividindo a capacidade total do disco rígido pela quantidade de cabeças de leitura que ele possui (pois o disco possuirá um prato para cada cabeça de leitura). Um disco de 6 GB, com 4 cabeças de leitura, por exemplo, possui densidade de 1,5 GB por prato. Quanto maior a densidade melhor.

Sem comentários: