domingo, 25 de maio de 2008

A espeleologia III


A Gruta das Agulhas é uma gruta localizada na orla costeira sul da ilha Terceira, no local da Ponta dos Coelhos à Baía do Refugo, freguesia do Porto Judeu, concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores. Encontra-se numa zona costeira alta formada por correntes de lava.

A formação geológica deste gruta deve a sua origem à erupção do vulcão do Algar do Carvão, visto terem sido as lavas deste vulcão que a quando da sua erupção correram para o mar atingindo a costa desde a localidade conhecida pela denominação de Serretinha, na freguesia da Feteira até ao Porto Judeu formando toda uma zona costeira de pedra preta e queimada caracterizada pelas suas pedras negras de grandes dimensões.
Esta corrente de lava ao chegar ao mar deu origem a algumas baías, arribas e vários escolhos perigosos para a navegação costeira. A lava em alguns locais formou no seu interior tubos de escorrência lavica que ao esgotar a sua fonte de alimentação no vulcão e tendo alcançado o seu fim deixou aberto estas autenticas galerias algumas com vários quilómetros de extensão.

Esta gruta deve o seu nome a uma grande quantidade de formações sedimentares em forma de “agulhas”, que cobrem as paredes e os tectos da gruta. 
A Gruta das Agulhas tem várias ramificações, tendo a galeria principal cerca de 300 metros de comprimento. Sobreposta a gruta principal há outra galeria cujo comprimento tem a extensão de 30 metros. Nas paredes podemos ver os balcões formados pelos diferentes níveis de diferentes correntes lava. Esta gruta foi explorada em 1967 pela Associação Espeleológica “Os Montanheiros” e desde então tem sido estudada, descoberta e registada uma variadíssima fauna cavernicula.

Sem comentários: