domingo, 4 de maio de 2008

A espeleologia

Nascido numa ilha vulcânica onde as grutas abundavam, a sua exploração sempre exerceu um grande fascínio em mim, dessa forma percorri muitas delas, quer individualmente que em actividades dos escuteiros ou até em visitas promovidas pelos Os Montanheiros – Sociedade de Exploração Espeleológica, com sede na ilha Terceira.

O que é a espeleologia?
Espeleologia (do latim spelaeum, do grego σπήλαιον, "caverna", da mesma raiz da palavra "espelunca") é a ciência que estuda as cavidades naturais e outros fenómenos cársticos, nas vertentes da sua formação, constituição, características físicas, formas de vida, e sua evolução ao longo do tempo.
Os primeiros registos da actividade espeleológica no nosso país datam de 1758, ano em que o Padre Manuel Dias descreveu a exsurgência dos Olhos de Água. Em 1854 foram publicados os escritos das escavações em grutas da região de Condeixa, da autoria de Costa Simões e em 1872 foi publicado, no Diário Ilustrado nº 127, a descrição de uma visita à Gruta das Alcobertas, da autoria de B. Soveral. 
Uma breve busca pela internet permitiu-me encontrar referências a várias das grutas que visitei várias vezes na ilha Terceira, vou relembrar uma delas: 
O Algar do Carvão
O vulcão do Algar do Carvão situa-se no interior da ilha Terceira, Açores, na Caldeira Guilherme Moniz. É um vulcão adormecido onde se pode descer até cerca de 100 metros de profundidade para se ir ao encontro de uma lagoa de águas cristalinas. É de apreciar as estalactites únicas no mundo pelas suas características de silicatos. Segundo o artigo publicado no Jornal Diário Insular2001 página 8 e 9, o Algar do Carvão é um “ cone vulcânico, que alberga no seu interior o Algar do Carvão, situa-se no limite da Freguesia do Porto Judeu, no interior da caldeira do grande aparelho do Guilherme Moniz, sensivelmente no meio da ilha Terceira, a norte da cidade de Angra do Heroísmo, distando desta cerca de 12 Km por estrada. (…) Possui uma posição geográfica de coordenadas 38° 45'N e 27° 15'W e uma altitude de sensivelmente 640 metros.”
É constituído por uma chaminé vertical com 45 metros de altura, alargada junto á base. O grande aparelho vulcânico do Guilherme Moniz, tem por face voltada a sul a parte anterior da serra do morião ou nasce água. Á relativamente pouco tempo, falando em tempo geológico aconteceu uma nova erupção que deu origem ao cone vulcânico extravasado do Pico do Carvão, que vai a 639 metros de altitude. Segundo o artigo publicado no Jornal Diário Insular de Domingo, dia 20 de Maio de 2001 página 8 e 9, o Algar do Carvão teve inicio na “ … grande erupção, conhecida como "do Pico Alto", que ocorreu a norte do aparelho vulcânico do Caldeira Guilherme Moniz Já existente, formou um maciço traquítico de dimensões consideráveis que prolongou em muitos quilómetros os limites da ilha então existente. As suas lavas espraiaram-se em longas extensões sobre as quais, mais tarde, uma sequência de centros eruptivos, também eles maioritariamente traquíticos, tomaram lugar, acentuando a orografia deste maciço.

Sem comentários: